A Catedral de Nossa Senhora da Assunção foi construída durante os séculos XI e XII. O santuário, na verdade, repousa no Monte Anis. Os dois vãos seguintes do santuário foram construídos sobre ruínas galo-romanas (século I a.C. ao século V d.C.). Os outros quatro vãos (marcados pelos pilares) foram construídos à medida que as congregações cresciam e precisavam de mais espaço. Esses vãos repousam sobre enormes pilares suspensos na encosta. O estilo arquitetônico da Catedral é românico, com influência muçulmana em seus arcos e pedras multicoloridas. Há 285 degraus até a Catedral.



Essas grades no chão se abrem após a missa matinal da peregrinação para permitir que os peregrinos iniciem sua jornada de 1.266 quilômetros até Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.
A Pedra da Cura ou Pedra da Febre fazia parte do santuário original. Segundo a lenda, uma mulher doente recebeu a ordem de subir ao monte. Ao chegar ao topo, ela notou uma pedra plana onde se deitou e adormeceu. Ao acordar, estava curada. Hoje, os peregrinos continuam a pedir cura à Virgem. A imagem de Nossa Senhora da Misericórdia data do século XV. Toque na pedra e sinta sua energia. Ela ainda tem poder de cura. Algumas pessoas também se deitam na pedra.





