A Congregação de São José visita Le Puy desde 2004. À medida que mais e mais leigos servem em diversos ministérios congregacionais, as Irmãs oferecem a eles oportunidades de compreender e incorporar a espiritualidade das ISJ em seu trabalho, para que possam perpetuar o carisma. De 8 a 15 de outubro, o grupo visitou Le Puy para conhecer melhor as fundações da Congregação, com visitas presenciais à Cozinha, à Árvore dos Mártires, à igreja onde o Padre Médaille pregava e à casa paroquial onde ele se hospedava durante suas visitas a Le Puy. O grupo também visitou Bas-en-Basset e Lyon para visitar o local de nascimento da Madre São João Fontbonne e a casa-mãe que ela fundou, respectivamente. A Irmã Carol Crepeau, e as LLPPs Mary Frances Ross e Brenda Leroux Babin, lideraram a peregrinação deste ano.
Dezoito peregrinos que servem a Congregação de Orange (Califórnia, EUA) há 30 anos ou mais foram brindados com uma visita às fundações das Irmãs de São José em Le Puy, de 3 a 9 de setembro. Eles também visitaram o local de nascimento de Madre São João Fontbonne, em Bas-en-Basset, e o Centro Origem e Evolução, em Lyon. As Irmãs Mary Beth Ingham e Jane DeLisle lideraram o grupo, que estava entusiasmado, inspirado e se sentindo abençoado pela oportunidade de participar desta peregrinação.
Pelo poder do Espírito Santo, os corações de um pequeno grupo de mulheres em Le Puy-en-Velay, em 1650, foram inflamados pelo chamado de Deus para se dedicar com pessoas que sofriam com a pobreza devastadora, a violência generalizada e a opressão sufocante. Essas mulheres encontraram seu lar no Evangelho e nos ensinamentos do jesuíta itinerante, Jean Pierre Médaille. Da mesma forma, um pequeno grupo de mulheres — do Canadá, Índia, Japão e Estados Unidos — veio a Le Puy para entrar em contato e reivindicar mais uma vez o poder transformador desse carisma, explorando as ruas de Le Puy-en-Velay e visitando e rezando na Cozinha, na Catedral de Notre Dame du Puy, na Capela de São Miguel d'Aiguilhe, na Igreja do Colégio e na Árvore dos Mártires. Elas passaram um dia concentradas em Madre São João Fontbonne, visitando seu local de nascimento em Bas-en-Basset, a Sala do Patrimônio onde ela fundou a Congregação pós-Revolução em Lyon e seu túmulo. Elas também assistiram à missa na Catedral e se divertiram no Festival Renascentista anual, apesar do dia chuvoso. Um dia, a Irmã Chizuru (Japão) e a Associada Diane (St. Louis, Estados Unidos) foram ao topo da colina atrás do Centro e tiraram belas fotos do nascer do sol em Le Puy.
A Irmã Jane Delisle, ISJ, é Irmã de São José de Orange, Califórnia (EUA). Jane veio a Le Puy-en-Velay diversas vezes para apresentar este programa. Ela também realizou muitas peregrinações com Irmãs e funcionários do Sistema de Saúde de. As participantes incluíam as Irmãs Pat Carter, Diane Everitt, Motcham, Mary Jo Radey, Sahaya Mary e Chizuru Yamada.
A diversidade foi certamente evidente durante a primeira semana de setembro, quando 22 participantes se reuniram no Centro para o programa anual Missão Viva!. Os participantes eram do Brasil, Burkina Faso, Canadá, Dinamarca, Reino Unido-Japão e Estados Unidos. Anteriormente chamado de Eficácia da Missão, o programa oferece uma peregrinação para parceiros leigos na missão e proporciona uma experiência de imersão no espírito original e na dimensão global do carisma e da tradição espiritual das Irmãs de São José. A experiência, com duração de uma semana, ofereceu uma série de apresentações, participação interativa, oração e visitas a locais históricos em Le Puy-en-Velay. Um passeio de um dia a Lyon também foi incluído.
Irmã Dolores Clerico é uma Irmã de São José da Filadélfia (EUA) com experiência ministerial nas áreas acadêmica, paroquial, diocesana e congregacional. Ela é palestrante frequente, apresentadora de workshops e facilitadora de retiros para Irmãs, LLPPs e parceiras na missão em todos os Estados Unidos e anualmente no Centro Internacional.
A Irmã Simone Saugues (Instituto- França) atuou como tradutora inglês- francês, enquanto a Irmã Joana Mendes (Rochester-Brasil ISJ), como tradutora inglês-português. O Centro estava lotado para acomodar todos os participantes. Gostaríamos de agradecer especialmente à Irmã Marie- Paule Rascle, do convento de São Maurício, por hospedar seis dos participantes brasileiros.
O Centro Internacional sediou seu primeiro programa de sinodalidade com a Irmã Dolores Palencia, de Lyon/México, como apresentadora. A Irmã Dolores possui décadas de experiência em liderança como provincial, líder congregacional e, atualmente, como coordenadora do Albergue Guadalupano, que acolhe milhares de refugiados e requerentes de asilo. O grupo era composto por 14 irmãs da África (Congo e Burkina Faso), Estados Unidos, França e Índia. Várias líderes congregacionais também participaram. Elas exploraram maneiras de integrar a sinodalidade em tudo o que somos e fazemos, baseando-se nas narrativas da Ressurreição, em nossos Textos Primitivos, em nossa história e espiritualidade compartilhadas e em nossas experiências vividas. A Irmã Dolores Palencia atuou como Delegada Presidencial no Sínodo de 2022- 2024 sobre Sinodalidade.
Elas rezaram juntas. Cantaram juntas. Comeram juntas. Contaram piadas. Sete irmãs do Instituto São José (de Le Puy) passaram o último fim de semana de agosto no Centro para comemorar seu 80o aniversário.
Elas comeram paella no sábado à noite e canelé para um dejejum no domingo, além de um aperitivo e deliciosos petiscos. O toque final foi um bolo de chocolate de ganache de uma das melhores padarias locais de Le Puy e um digestivo de espumante. O Centro tem sido, há muito tempo, um local para programas, retiros e peregrinações. Ultimamente, também se tornou um local de celebração. Este foi particularmente inspirador: ver amigas se reunindo após muitos anos de vid.
Onze irmãs indianas da Congregação de Chambéry professaram seus votos perpétuos na Catedral de São Francisco de Sales, em Chambéry, no Domingo da Trindade, 15 de junho. Seus votos foram recebidos pela
Superiora Geral, Irmã Dolores Lahr, em uma missa celebrada pelo Arcebispo local, Thibault Verny. Na semana anterior, as irmãs visitaram Le Puy para ver as fundações da Congregação, em 1650. As irmãs foram
acompanhadas pela Irmã Jayarani Michael e pela Irmã Annie Palimattam.
As Irmãs de São José da Filadélfia vêm a Le Puy há vários anos. À medida que mais leigos servem em diversos ministérios congregacionais, as irmãs estão lhes proporcionando oportunidades de compreender e incorporar a espiritualidade das Irmãs de São José em seu trabalho, para que possam perpetuar o carisma. De 20 a 26 de maio, o grupo veio a Le Puy para aprender mais sobre a fundação, com visitas in loco à Cozinha, à Árvore dos Mártires, à igreja onde o Padre Médaille pregava e à casa paroquial onde ele se hospedava em suas visitas a Le Puy. O grupo também foi a Bas-en-Basset e Lyon para visitar o local de nascimento de Madre São João Fontbonne e a casa-mãe que ela fundou, respectivamente. Ryan Murphy acaba de ser nomeado coordenador de Integração Missionária da Congregação. Ele estava em treinamento com a Irmã Dolores Clerico (de branco) para conduzir esta peregrinação no futuro. O grupo é fotografado aqui durante uma de suas últimas noites em Le Puy, em um restaurante para uma refeição especial
“misteriosa” francesa.
Fomos convidados pela Fraternité Institut des Sœurs de Saint Joseph /Fraternidade do Instituto das Irmãs de São José (França) para participar de uma conferência de um dia de reflexão e oração com irmãs e associados para discutir as esperanças, os desafios e os sonhos para o futuro da Fraternidade. Cada um de nós fez uma palestra de cinco minutos em francês para o grupo sobre nossas congregações, seguida de algumas perguntas mais específicas. Irmã Eluiza de Andrade (à direita) e Olga Bonfiglio (ao centro) encontraram-se com Irmã Marie-Paule Rascle (à esquerda) durante a conferência, realizada em Valance, 110 quilômetros a leste de Le Puy-en-Velay. A conferência de 18 de maio contou com a presença de cerca de 50 pessoas.
Dois membros do Conselho Internacional do Centro concluíram seus mandatos em abril. Irmã Odile Gaillard (à esquerda), do Instituto São José, atua como tesoureira desde 2011. Irmã Barbara Bozak presenteia Irmã Odile com uma planta. Irmã Vianney Thanniath (à direita) integra o Conselho desde 2020. Ambas foram homenageadas e agradecidas por seus serviços na reunião do Conselho de abril. O Conselho se reúne regularmente em abril e outubro no Centro.